quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Orar lendo a palavra

ORAR LENDO A PALAVRA

“Não que devemos agora argumentar sobre doutrina, mas devemos reconhecer que não há necessidade de nós fecharmos os olhos quando oramos. Seria melhor que fechássemos a nossa mente!

“Simplesmente pegue a Palavra de Deus e ore lendo alguns versículos de manhã e à noite. Não há necessidade de você exercitar a sua mente para tirar dela algum proveito e não é necessário que você reflita sobre o que leu.

“Por exemplo, ao orar-lendo Galatas 2.19 (leia-se v. 20), apenas olhe para a página impressa que diz: ‘Estou crucificado com Cristo.’ Então com os olhos na Palavra e orando do fundo do seu interior diga: Glória ao Senhor, Eu estou crucificado com Cristo’. Amém! ‘Eu estou’, Oh, Senhor! ‘Estou crucificado’. Louvado seja o Senhor! ‘Crucificado com Cristo’, Amém! Aleluia! “Estou crucificado com Cristo.” Contudo, Amém! ‘Eu vivo’, Ó Senhor! ‘Eu vivo’ Aleluia! Aleluia!, ‘Não eu, mas Cristo.’ etc. ...

“ Aí talvez, você abra em João 10.10 e leia: ‘eu vim para que tenham vida’. Então com os seus olhos ainda na Bíblia você pode orar ‘Eu vim’, Amém! ‘Eu vim’. Aleluia! Eu vim para que tenham vida’. Louvado seja o Senhor! ‘para que tenham vida’. Aleluia! ‘Vida’ Amém! ‘Vida’ Ó Senhor! Vida”. Não há necessidade de vocë compor nenhuma sentença ou criar uma oração, somente você verá que toda a Bíblia é um livro de oração!”(Orar-Lendo a Palavra, p. 6,7)

Jesus ensinou que não devemos ser repetitivos na oração: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.”(Mt 6.7) Quando oramos precisamos ser específicos na nossa oração e não falarmos palavras desconexas, sem sentido. É necessário orarmos com o espírito mas orarmos também com o entendimento: “Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento.”(1 Co 14.15)

À luz da Bíblia, deve a pessoa procurar entender qualquer coisa com a mente. Do contrário, qualquer ensinamento de Witness Lee deve ser aceito sem questionamento. Lemos em 1 Ts 5.21, “Examinai tudo. Retende o bem.”Mas, como examinar tudo e reter o bem, se estamos impedidos de entender o que ouvimos e mais ainda, não devemos usar nossa mente, que é o meio de compreendermos o que ouvimos.

“Porque o ouvido prova as palavras, como o paladar prova a comida.”(Pv 34.3)
“Vinde então e arqui-me, diz o Senhor.”(Is 1.18) Argüir significa arrazoar, questionar, compreender e isto é feito por deus e tendo dado essa capacidade ao homem de faze-lo com a nossa mente. (Gl 1.26-27)

O propósito da forma de orar-ler a Palavra é claramente revelado por Lee ao dizer,
“A melhor maneira de ter nossos espíritos liberados é ler-orar a Palavra. É’ por isso que ler-orar a Palavra exercita o nosso espírito e não nos dá temnpo de usar a nossa mente. Os princípios para ler-orar a Palavra de uma maneira rápida, com frases curtas, orando algo novo e fresco. Isso nos resguarda da nossa mente e exercita nosso espírito. (A Expressão Prática da Igreja, 154)

Lee chega a ensinar que a letra das Escrituras mata, usando como base bíblica 2 Co 3.6

“Em nosso funcionar, precisamos liberar o espírito. ‘A letra mata, mas o Espírito dá vida.’ A letra significa doutrinas, formas, regulamentos, e até mesmo maneiras ou métodos. Todas estas coisas são letras. Qualquer coisa além do Espírito é um tipo de letra, e essa mata.”(A Expressão Prática da Igreja, p. 115)

Esse método contribui para que os ensinos da igreja local sejam aceitos sem discussão, sem qualquer espírito de crítica, e sejam preferidos a quaisquer outros ensinos, inclusive a Bíblia. Qualquer pergunta que não esteja submissa aos ensinos de Lee será entendida como ‘sair do espírito’. Eles lhe exigirão:; “Entra no espírito, irmão!” Tudo ali deve ser submisso “ao espírito” (de seus líderes, é claro). O mais santo ensino que alguém desejar expor, assim que percebam que não vem de dentro da igreja Local, é “sair do espírito”.

Jesus ensinou que não devemos ser repetitivos na oração: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.” (Mt 6.7) Quando oramos precisamos ser específicos na nossa oração e não falarmos palavras desconexas, sem sentido. É necessário orarmos com o espírito mas orarmos também com o entendimento: “Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento. “ (1 Co 14.15)
Esse método contribui para que os ensinos da igreja local sejam aceitos sem discussão, sem qualquer espírito de crítica, e sejam preferidos a quaisquer outros ensinos, inclusive a Bíblia.

RSS/Feed: Receba automaticamente todos os artigos deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...